#cap1 #cap2 #cap3 #cap4 #cap5 #cap6 #cap7
.  

CONCURSO PC / RJ

Concurso PC RJ precisa de vacâncias para edital, diz Min. da Economia

Em resposta à FOLHA DIRIGIDA, o Ministério da Economia explica que o novo edital do concurso PC RJ precisa ter, pelo menos, uma vaga.

O concurso para a Polícia Civil do Rio de Janeiro  precisa de pelo menos uma vaga, fora do bloqueio de 9.500 cargos vagos anunciados pelo governador Wilson Witzel, para ter o seu edital publicado.

26/06 - Em resposta à FOLHA DIRIGIDA nesta quinta-feira, 25, o Ministério da Economia descartou a possibilidade de o concurso PC RJ ser para cadastro de reserva. A pasta disse que os órgãos devem ter, pelo menos, uma vacância para justificar uma seleção.

O Estado do Rio de Janeiro está vinculado ao Regime de Recuperação Fiscal, que só permite a abertura de concursos para reposição de cargos que ficaram vagos a partir de setembro de 2017, data de assinatura do RRF.

“O art. 8° da Lei Complementar veda ‘V - a realização de concurso público, ressalvadas as hipóteses de reposição de vacância’, ou seja, o estado não poderia realizar concurso para cadastro de reserva”, disse o Ministério da Economia, pasta que conta com o Conselho de Supervisão do RRF.

No dia 15 de junho, o governo do Rio de Janeiro publicou o Decreto 47.117/2020 que bloqueia mais de 9 mil cargos vagos como compensação ao Regime de Recuperação Fiscal. Entre eles, constam as carreiras autorizadas para o novo concurso da Polícia Civil com 864 vagas.

Uma alternativa para a realização do concurso seria a publicação do edital para cadastro de reserva. Porém, o Ministério da Economia afirmou que não isso não seria possível. Para que a seleção seja realizada e aprovada pelo Conselho do RRF é preciso ter, ao menos, uma vaga para reposição.

Dessa forma, a Polícia Civil do Rio de Janeiro poderia divulgar edital com uma vaga mais cadastro de reserva. Assim, justificaria o custo com o novo concurso PC RJ.

"Quando você vai realizar um concurso, você precisa ter a autorização deles (Ministério da Economia). Eles não vão autorizar para cadastro de reserva, porque não justifica. Se você não comprovar que tem condições de contratar, por que você vai fazer concurso?", questiona o especialista e professor de Direito Administrativo, Alexandre Prado.

Concurso PC RJ pode repor vagas que não estão bloqueadas

O Ministério da Economia esclareceu que o Estado do Rio de Janeiro pode repor o déficit de profissionais, desde que as vagas não estejam no bloqueio.

O estado pode repor vacâncias, desde que essas vagas não estejam listadas no Decreto de bloqueio. Se ou quando irá repor essas vagas que não estão bloqueadas é uma decisão do Governo estadual”,  afirmou a pasta.

Dessa maneira, a Polícia Civil deveria contabilizar quantas vacâncias registrou desde setembro de 2017 e que não estejam bloqueadas pelo decreto do governo. O resultado das vagas poderia ser incluído no novo concurso PC RJ.

Fontes ligadas à corporação acreditam em um número significativo, já que, anualmente, cerca de 500 policiais deixam a Polícia Civil, sobretudo em razão de aposentadoria.

Caso seja um quantitativo menor que as 864 oportunidades autorizadas, a corporação deverá rever o termo de referências das seleções e questões contratuais com bancas organizadoras. Uma vez que realizar um concurso com mais de 800 vagas é diferente de um com menor número.

Até o momento, a Polícia Civil não se manifestou oficialmente, detalhando se existem mais cargos vagos ou não originados durante o RRF. O Regime de Recuperação Fiscal do Rio será reavaliado em 5 de setembro deste ano. 

Se os cargos vagos forem desbloqueados é possível que os editais sejam divulgados nesse mês com as 864 vagas autorizadas pelo governo estadual. Em resposta à FOLHA DIRIGIDA, a Secretaria de Casa Civil e Governança disse que “o planejamento é com a Polícia Civil”.

A corporação, por sua vez, pode não realizar o concurso este ano e deixá-lo para 2021. Fontes internas, no entanto, revelaram à reportagem que não há, até o momento, decisão no âmbito da PC RJ no sentido de suspender os concursos. A corporação está analisando a nova situação.

FONTE: FOLHA DIRIGIDA 

________________________________________________________________________

PC RJ: novo secretário reforça publicação de editais para 864 vagas

15/06 - O novo secretário da PC RJ, delegado Flávio Brito, reforçou, recentemente, que os editais do novo concurso PC RJ (Polícia Civil do Rio de Janeiro) seguem em fase de ajustes finais. Embora a intenção inicial fosse publicar os documentos ainda em junho, de acordo com ele ainda não é possível confirmar a data de liberação, mas reforça que as seleções devem ser iniciadas em breve. O que vem atrasado o certame são os cuidados necessários para a aplicação das provas, em decorrência da pandemia de Coronavírus.

 

FONTE: JC CONCURSOS 

________________________________________________________________________

Editais dependem de condições seguras para aplicação de provas

05/06 - Embora a publicação dos editais do novo concurso PC RJ (Polícia Civil do Rio de Janeiro)  esteja prevista para ter início ainda em junho, de acordo com as últimas informações divulgadas pela corporação isso ainda depende de estudos sobre as condições necessárias para a aplicação das provas, tendo em vista a crise de saúde ocasionada pela pandemia de Coronavírus. Adiantam que estão sendo feitas análises sobre a flexibilização da quarentena no estado, para que as datas de exames possam ser definidas e, somente então, iniciar a publicação dos editais.

O secretário da corporação, Marcus Vinícius Braga, divulgou, em rede social, em 17 de maio, que seis editais devem ser liberados ainda no decorrer deste mês. Na ocasião, disse, ainda, que serão liberados separadamente e que o edital para a carreira de delegado, inicialmente previsto para ser o primeiro, deverá atrasar, sendo liberado após as demais carreiras. 

Ao todo, a corporação oferecerá 864 postos, com opções para quem possui níveis fundamental, médio e superior, com iniciais de até R$ 18.157,73. Para o cargo de delegado, a banca organizadora, já escolhida, será o  Instituto Acesso. Para os demais cargos, a organizadora será o Instituto AOCP. 

 

FONTE: JC ONCURSOS 

_______________________________________________________________________

Editais no 2º semestre e provas ainda em 2020

28/04 - O secretário de Polícia Civil do Rio de Janeiro, delegado Marcus Vinicius Braga, confirmou que os editais do concurso PC RJ com 864 vagas serão publicados este ano. Ao ser questionado nas suas redes sociais no domingo, 26, sobre a possibilidade da seleção não ocorrer em 2020, o secretário foi categórico ao responder que “não”.

Quanto à divulgação dos editais em maio, o titular da pasta considerou “bem difícil”. O motivo é a medida de isolamento social em decorrência do Coronavírus. A Polícia Civil já revelou à FOLHA DIRIGIDA que estuda um novo cronograma pela pandemia.

Braga também informou que os editais serão publicados “praticamente” em conjunto. Os documentos, segundo o secretário, estão prontos. A corporação só aguarda um momento mais seguro e adequado para fazer a divulgação.

A Polícia Civil do Rio deve lançar um edital por cargo autorizado no concurso. Isto é: auxiliar de necropsia, técnico de necropsia, investigador, inspetor, perito legista, perito criminal e delegado. As carreiras contemplam todos os níveis de escolaridade, cujos salários podem chegar a R$18 mil. 

Sobre as provas, Braga disse que não acredita que a aplicação seja feita em agosto, em função dos desdobramentos da pandemia. “Provas em agosto? Não creio. Falei provas e não edital”.

A corporação ainda afirmou que haverá um intervalo de 30 dias entre os editais e as provas objetivas. Para cada cargo, será um dia de aplicação diferente. Dessa forma, pessoas com diferentes escolaridades poderão concorrer a mais de uma carreira no concurso Polícia Civil RJ.

O titular da PC RJ respondeu sobre a aplicação do teste de aptidão física (TAF). “Alguma possibilidade do TAF ser ainda este ano?”, questionou um seguidor no Instagram. “Pode sim”, afirmou o secretário, Marcus Vinicius Braga.

FONTE: FOLHA DIRIGIDA

_________________________________________________________________________

Concurso PC RJ está com editais prontos, segundo secretário

14/04 - Secretário de Polícia Civil do Rio de Janeiro, delegado Marcus Vinicius Braga, revela que concurso PC RJ será realizado após pandemia.

Os editais do novo concurso PC RJ 864 vagas já estão prontos, segundo o próprio secretário de Polícia Civil do Rio de Janeiro, Marcus Vinicius Braga. Em um post na rede social Instagram, o chefe da corporação revelou em que etapa estão os documentos.

"Estamos trabalhando para fazer uma polícia cada vez melhor e, para isso, vamos realizar concursos de sete cargos já autorizados pelo governador Wilson Witzel. Os editais estão prontos e, assim que este momento de pandemia passar, iremos lançá-los."

Além disso, questionado sobre qual seria o momento em que a Polícia Civil consideraria o fim da pandemia do novo Coronavírus, Braga disse desejar que seja o mais breve possível.

 "Rezando para ser o mais rápido possível", disse o secretário

Ainda sobre a seleção também afirmou que os critérios das etapas de inspeção médica e Teste de Aptidão Física serão os mesmos dos últimos concursos realizados para a corporação.

O secretário de polícia do Rio tem se manifestado constantemente nas redes sociais sobre a próxima seleção. No último domingo, revelou não poder afirmar sobre a publicação do documento no mês de maio.

FONTE: FOLHA DIRIGIDA 

________________________________________________________________________

Concurso PC RJ: editais saem a partir de maio 

Secretário de Polícia Civil, delegado Marcus Vinicius Braga, se pronuncia sobre a publicação dos editais do concurso PC RJ com 864 vagas.

24/03 - O próximo concurso PC RJ pode ter um novo prazo para divulgação dos editais. Isso porque o secretário de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, delegado Marcus Vinicius Braga, se pronunciou por meio de sua conta no Instagram.

Ao ser questionado por um seguidor sobre as previsões de publicação dos documentos oficiais, o titular da corporação disse que seriam divulgados "depois de abril".

"Março não será... Nem abril", revelou o secretário Marcus Vinicius Braga.

 

FONTE: FOLHA DIRIGIDA 

________________________________________________________________________

Editais a qualquer momento !

02/03 - Os processos para abertura dos novos concursos para Polícia Civil do Rio de Janeiro com 864 vagas registraram avanços no dia 28/02. Os trâmites chegaram ao gabinete da Academia de Polícia Sylvio Terra (Acadepol), responsável por preparar as seleções, para as deliberações finais.

Os editais estão em iminência. A corporação já confirmou que o primeiro será publicado com 47 vagas para delegado ainda em março. De acordo com o subsecretário de Gestão Administrativa da PC RJ, Flávio Britto, as provas para esse cargo serão aplicadas em maio.

As demais carreiras autorizadas para o concurso Polícia Civil RJ terão editais divulgados em seguida. São elas: auxiliar de necropsia, técnico de necropsia, investigador, inspetor, perito legista e perito criminal.

A FOLHA DIRIGIDA entrou em contato com a Assessoria de Imprensa da corporação nesta segunda-feira, 2, para confirmar os prazos para os editais. Além de esclarecer quais são os próximos passos internos para abertura dos concursos. Até o momento, o setor não se manifestou oficialmente.

Após conversa com o secretário Marcus Vinicius Braga, a vice-presidente da Fundação de Apoio ao Ensino e Pesquisa da Polícia Civil (Faepol), Thaianne Moraes, revelou que o segundo edital publicado do concurso PC RJ será para perito. “Em seguida sairá o de inspetor e demais cargos". 

A taxa de inscrição, conforme os termos de referência das seleções, será de R$55 para auxiliar de necropsia, R$70 para técnico de necropsia, R$75 para investigador, R$80 para inspetor, R$105 para perito legista e criminal, R$200 para delegado. 

 

FONTE: FOLHA DIRIGIDA 

________________________________________________________________________

PC RJ define Instituto AOCP como banca para seis cargos

20/02 - O Instituto AOCP foi confirmado como banca organizadora do concurso Polícia Civil RJ para os cargos de auxiliar de necropsia, técnico de necropsia, investigador, inspetor, perito legista e perito criminal. O anúncio ocorreu nesta quinta-feira, 20, nas redes sociais da Secretaria de Polícia Civil do Rio de Janeiro.

De acordo com subsecretário de Gestão Administrativa, delegado Flávio Brito, será permitido concorrer a mais de um cargo, desde que atenda aos requisitos de cada um. Isso porque as provas objetivas serão aplicadas em dias diferentes. 

O Instituto AOCP foi confirmado como banca organizadora do concurso Polícia Civil RJ para os cargos de auxiliar de necropsia, técnico de necropsia, investigador, inspetor, perito legista e perito criminal. O anúncio ocorreu nesta quinta-feira, 20, nas redes sociais da Secretaria de Polícia Civil do Rio de Janeiro.

De acordo com subsecretário de Gestão Administrativa, delegado Flávio Brito, será permitido concorrer a mais de um cargo, desde que atenda aos requisitos de cada um. Isso porque as provas objetivas serão aplicadas em dias diferentes. 

No último dia 17 de fevereiro, a corporação já tinha revelado que o Instituto Acesso será a banca do concurso PC RJ para delegado. As organizadoras têm a atribuição de receber as inscrições e operacionalizar as etapas de seleção, como provas objetivas.

 

FONTE: FOLHA DIRIGIDA 

________________________________________________________________________

PC/RJ para delegado tem banca definida. Edital em março!

17/02 - A Secretaria de Polícia Civil do Rio de Janeiro escolheu a banca organizadora do concurso PC RJ com 47 vagas para delegado. De acordo com publicação no Instagram da corporação nesta segunda-feira, 17, o Instituto Acesso ficará responsável pela seleção.

A organizadora do concurso para os demais cargos deve ser anunciada até sexta-feira, 21. Isto é: auxiliar de necropsia, técnico de necropsia, investigador, inspetor, perito legista e perito criminal. As organizadoras deverão receber as inscrições do concurso e aplicar as etapas, como provas objetivas.

 

FONTE: FOLHA DIRIGIDA 

 

Nome:
Senha:
 
 

PRF: diretor da corporação confirma novo edital

Paulo Guedes altera critérios para autorização de concursos f